top of page

Campo Virtual Latino: ferramentas e facilitação virtual


Se permitir experienciar o diferente, conhecer novas pessoas e ainda entrar em contato com metodologias e ferramentas para o desenvolvimento pessoal e das organizações. Foi assim que eu mergulhei no Campo Virtual Latino há um mês, com mais de 150 pessoas que estão em quarentena na América Latina, México e Europa, mas dispostas a se aventurar pelo mundo e dentro de si mesmo.


O Campo Virtual Latino é uma dessas surpresas da vida que nos traz fôlego e ânimo para inovar e acreditar que tem muito mais gente pensando em como concretizar mudanças estruturais dentro das organizações, nas comunidades e nos projetos que atuam do que imaginamos.


Foram 15 dias de imersão aprendendo facilitação online em meio a oito temas vibrantes, em um espaço de aprendizagem, troca e co-criação de projetos. Algumas metodologias foram adaptadas para o virtual com o Design Thinking com a @Daniela Marzavan e outras que já estão no virtual como Working Out Loud – WOL (para mim até então desconhecida) tomou força na plataforma com a @Daniella Cunha Teichert e vem tecendo uma rede colaborativa maravilhosa. Também teve facilitadores do @Programa Germinar que se encontraram na facilitação virtual que ajuda a humanizar as conexões, como @Fernando Murray Loureiro.

Não foi só isso, o Campo Virtual Latino inspirou a formação de grupos com pessoas que enfrentam desafios semelhantes em diferentes países, sejam eles organizacionais, sociais, de inclusão digital rural ou desenvolvimento pessoal. Por isso, o que estava previsto para terminar no dia 30 de maio permanece vivo, criativo e próspero. As iniciativas que se formaram no Campo Virtual Latino agora estão no mundo dando novas perspectivas para a quarentena.


*A imagem é do Instagram do @CampoViirtualLatino


4 visualizações0 comentário
bottom of page