Me propus a desenvolver uma série de encontros com pessoas queridas que são especialistas em trabalhar com comunidade, grupos produtivos, pequenos e médios empreendedores e famílias em vulnerabilidade. São profissionais que já tinham esse público alvo em momentos “normais” e agora estão vivenciando situações diferentes a cada dia, assim como eu.
O projeto estava na gaveta, há muito tempo. Mas com tudo que está acontecendo, escutando conhecidos e desconhecidos, resolvi repaginar a ideia, transferi-la para o campo virtual e realizar um impulso. Claro que não fiz isso sozinha, compartilhei com a amiga @Cristiane Vilela que jogou mais luz à ideia.
Nessa última terça-feira (02/06) conectamos com @joisceany Moreira, e @patricia Bragança, em Minas Gerais e @alex Leguizamo, no Equador, para a compartilhar desafios, ideias inovadoras que estão surgindo ao longo do processo. Agradeço a eles, por terem aceitado o convite rapidamente e de coração aberto.
Daria para escrever um artigo com tanta informação, mas gostaria de destacar aqui temas em comum e diferentes que temos vivenciado.
· Campanhas de doação de voluntários das empresas, mobilização de parceiros, união com o poder público e até criação de um fundo mantido por moradores de bairro são iniciativas para arrecadar e entregar alimentos e produtos de limpeza nas comunidades.
· O trabalho com comunidades com difícil acesso à internet e inclusão digital tem sido superado por conversas pelo WhatsApp, ligação direto no celular e até envio de recados pela rádio comunitária.
· Mesmo tendo acesso à internet, existe o desafio da capacitação digital. Para isso, uma alternativa é mobilizar e envolver toda a família e tornar o aprendizado coletivo, mais participativo e divertido.
· Ter criatividade nos posts educativos, entregar kits para atividades remotas, usar o Facebook e o Instagram para manter o engajamento e o resultado com as comunidades e, assim, mostrar que é possível estar próximo, mesmo distante.
· Motivar a rede de parceiros locais para que possam colocar seus conhecimentos em prática oferecendo mentoria virtual em educação, capacitação de professores e tirar dúvidas sobre saúde, fortalecendo a relação de confiança no território.
· Pensar no ser humano integral, oferecer apoio psicológico e proporcionar o empoderamento da comunidade, que a cada dia descobre um talento e novas possibilidades, incluindo o empreendedorismo.
No momento de se reinventar no campo pessoal e profissional as reflexões emergiram:
· Conhecer o poder de nos moldar. Ser o antifrágil com capacidade de adaptabilidade @joisceany
· Falamos do nosso trabalho, mas precisamos olhar também para a comunidade na qual vivemos. @Alex
· Mudamos o modelo mental rapidamente, adequando tudo para aquele determinado momento @patricia
Concordamos que estamos ressignificando a vida todos os dias, sem a certeza de como será amanhã. Saindo do encontro em êxtase, cientes ou nem tanto, do que ainda está por vir, mas com a certeza do aprendizado que estamos colhendo durante esse período de quarentena.
Chamamos o encontro de Integrar, um projeto de desenvolvimento humano e das organizações que temos dentro da RC8 Consultoria, e que tem feito todo o sentido para nós.
A proposta é ter mais encontros como esse, com pessoas de setores diferentes. Sempre que eles acontecerem eu venho aqui para contar.
Raquel Chrispim
Diretora Executiva
RC8 Consultoria
Comments